Realizamos uma experiência com argila e água e tivemos como resultado muita MELECA que logo após saiu com bastante água e sabão.
Significado de Argila segundo o dicionário: s.f. Substância formada principalmente de sílica, alumina e água, fácil de modelar, com a qual se fazem potes e outros utensílios domésticos e que é também empregada na fabricação de tijolos e telhas. Barro.
Dessa forma, essa atividade de modelagem, desenvolve a coordenação motora fina e também permite a exploração tátil de uma textura diferente da qual usamos habitualmente que é a massinha de modelar.
Nesse momento gostoso, nossas crianças puderam dar formas e modificá-las, seja batendo, enrolando, amassando, puxando ou apertando a argila, propiciando assim, uma experiência riquíssima e estimulando também a criatividade dos nossos pequenos.
"No Mini Grupo, espera-se que elas possam explorar relações de peso, tamanho, volume e direção das formas bidimensionais ou tridimensionais ao construir formas planas e volumosas e suas relações com os espaços tridimensionais, seja por meio da escultura, modelagem, instalação etc. Elas podem expressar sensações a partir da exploração de materiais com texturas diversas, sejam eles próprios de objetos bi e/ou tridimensionais, e passar a utilizar diferentes materiais e ferramentas para ordenar no espaço formas variadas de objetos bidimensionais ou tridimensionais, seja desenhando, imprimindo, carimbando, pintando, preenchendo etc. [...] Um percurso rico em experiências de exploração das espacialidades possibilita que as crianças até os 5 anos e daí em diante possam ser mais autônomas e independentes."
(Orientações Curriculares, 2012. p.135)
Abaixo ficam registrados nossos melhores momentos...
Adorei Cintia.
ResponderExcluirVocê é uma professora comprometida com o trabalho no CEI e fico feliz por algumas crianças que foram meus alunos o ano passado estarem com você esse ano.
Bjos
Da amiga
Adriana Pérez